red-dot

Portuguese English Spanish
alt-icon

Câncer de Intestino

alt-icon

Quem está sob risco?

Após os 50 anos de idade os riscos aumentam bastante, principalmente em quem já teve câncer de mama, ovário ou útero, doenças inflamatórias intestinais, história familiar de pólipos ou câncer intestinal.

Quais os sintomas do câncer intestinal?

Muitos pólipos, e mesmo o câncer intestinal não produzem sintomas até que já estejam bastante desenvolvidos. Por isso é importante tentar encontrá-los quando são pequenos e facilmente removíveis.

Quando os sintomas ocorrem (sangramento ou aIterações na função intestinal) são geralmente e erradamente atribuídos às hemorroidas.

Como se pode prevenir o câncer intestinal?

Em primeiro lugar, mantendo um estilo de vida saudável com exercícios físicos regulares e uma dieta saudável, rica em fibras, grãos, frutas, vegetais em geral e pobre em gorduras, principalmente gorduras animais.

Muitos pólipos (que são considerados lesões que levam ao aparecimento de câncer com o passar do tempo) e mesmo o câncer intestinal geralmente não produzem sintomas até que se tornem bastante avançados.

O que são pólipos?

Pólipos são crescimentos anormais que surgem na mucosa do intestino e que são em mais de 90 por cento dos casos os precursores do câncer intestinal.

Quais os sintomas dos pólipos?

Geralmente não causam sintomas. Em raras ocasiões eles produzem sangramento, dor abdominal ou muco com as fezes.

Devem os pólipos serem tratados?

Como não é possível avaliar se um pólipo pode ou não transformar-se em câncer, recomenda-se a sua retirada através do exame de colonoscopia. Na maioria dos casos a sua retirada é muito fácil.

A colonoscopia, com a remoção dos pólipos, é um exame ambulatoriaI, seguro e com pequeno desconforto. A retirada dos pólipos, porventura existentes, é a melhor forma de prevenção do câncer.

Em quanto tempo é necessário repetir o exame?

Uma colonoscopia normal, realizada em condições técnicas adequadas (bom preparo intestinal, exame completo, etc) em um paciente de baixo risco, poderá ser repetido em 5 anos com segurança para o programa de prevenção de câncer. A periodicidade com que a colonoscopia deve ser realizada é individual e depende do resultado do exame prévio e do risco de cada paciente.

São considerados pacientes de risco para o desenvolvimento do câncer colorretal aqueles que possuem histórico de câncer de intestino em familiares, e aqueles que possuem doenças que predispõem ao câncer de intestino.

Uma das grandes vantagens da colonoscopia é tornar possível a remoção de pólipos sem a necessidade de uma cirurgia abdominal.

O exame propriamente dito pode durar cerca de 30 a 60 minutos, na dependência de variações do intestino grosso, do seu trajeto e de eventuais procedimentos realizados.