red-dot

Portuguese English Spanish

Cirurgia Videolaparoscópica

Cirurgia Videolaparoscópica485

"Láparos" vem do grego e significa abdômen. Laparotomia é a cirurgia que incisa a parede abdominal para operar as estruturas e órgãos intra-abdominais a céu aberto. Laparoscopia é uma maneira de olhar dentro do abdômen, através de uma pequena incisão por onde se introduz uma lente que é o Laparoscópio. Até anos relativamente recentes, apenas se fazia diagnóstico laparoscópico ou eventualmente retiradas de pequenas porções de tecido para análise anátomo-patológica. 

Cirurgia Laparoscópica, com operações mais extensas, ressecando inclusive órgãos mais variados, desenvolveu-se bem mais recentemente. Para compreender como se realiza a laparoscopia, descrevem-se os seguintes passos: 

1) A cavidade abominai é virtual, isto é, todos os seus órgãos e estruturas encostam-se uns aos outros. 

2) Para introduzir o laparoscópio, a cavidade deve ser distendida. Isso é feito através da introdução de gás (CO2 - gás carbônico) que separa os diversos órgãos, permitindo introduzir com segurança o laparoscópio. Usa-se um aparelho, o insuflador, que faz o controle das medidas do volume e da pressão do gás insuflado, informando o médico a quantidade adequada de gás dentro da cavidade, evitando maiores complicações. 

3) Uma vez a cavidade adequadamente distendida, introduz-se uma lente de luz fria, que transmite imagem clara a um monitor de vídeo por meio de um sistema de fibras ópticas. A lente é o laparoscópio. 

4) Após esses procedimentos iniciais, o cirurgião está pronto para introduzir, através de pequenas incisões, os instrumentos com os quais vai operar. 

5)  Esses instrumentos são muito similares aos usados em cirurgia tradicional, só que bem mais delicados. 

6) Essa introdução de instrumentos já é feita através de visão direta, pois o laparoscópio já está dentro do abdômen transmitindo as imagens para o monitor de vídeo. 

7) Nesse momento, o cirurgião em condições de avaliar as alterações existentes e programar a operação que pretende executar.