red-dot

Portuguese English Spanish

Coceira no Ânus

Coceira no Ânus2

A coceira persistente pode causar avermelhamento e fissuras profundas na pele. De fato, coçar pode irritar tanto a pele que provoca mais comichão, criando um ciclo vicioso. Coçar-se e esfregar a pele de forma prolongada pode provocar um aumento da espessura da mesma e o aparecimento de uma crosta.
 

Causas 

A comichão pode ser causada por uma lesão cutânea ou por uma doença sistêmica (ou seja, que afeta o corpo em geral). Entre as doenças cutâneas que provocam comichão intensa encontram-se as infestações por parasitas (sarna, pediculose), as picadas de insetos, a urticária, a dermatite atópica e as dermatites alérgica e de contato. Muitas vezes, o contato com peças de lã ou com substâncias irritantes, como solventes ou cosméticos, provoca prurido. A pele seca, especialmente nos adultos, provoca um prurido intenso generalizado.

Entre as doenças sistêmicas que podem provocar comichão estão as hepatopatias (em especial a icterícia), a insuficiência renal, os linfomas, as leucêmias e outras doenças do sangue. Por vezes, as pessoas com alterações na tiróide, diabetes ou cancro podem ter prurido. Esta sensação também é frequente durante os últimos meses de gravidez. Normalmente, não é indício de nenhuma anomalia, mas pode ser causada por ligieros problemas de fígado. Muitos medicamentos podem provocar comichão, incluindo os barbitúricos, a aspirina e qualquer outro a que um determinado indivíduo seja alérgico.